O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação:
Emancipação Política: 17 DE DEZEMBRO DE 1987
Gentílico: TARTARUGALENSE
Unidade Federatíva: AMAPÁ
Mesorregião: NORTE DO AMAPÁ
Microrregião: MICRORREGIÃO DE AMAPÁ
Distância para a capital: 230 KM

Dados de características geográficas

Área: 6.711,95
População estimada: 17458
Densidade: 2,60
Altitude: 15
Clima: EQUATORIAL ÚMIDO
Fuso Horário: UTC-3
Tartarugalzinho é um município brasileiro do estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 15 665 habitantes em 2016.
Tartarugalzinho é uma cidade localizada no leste do estado do Amapá.Tartarugalzinho foi elevado à categoria de município em 17 de dezembro de 1987, conforme a Lei nº 7639. Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, o fato desse rio apresentar bastante quedas d'água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores se mudassem para outro lugar, que denominaram de Tartarugalzinho, por se tratar de um afluente do rio Tartarugal Grande, onde as dificuldades de transporte, tanto dos moradores quanto do gado via fluvial, estavam equacionadas.

Suas origens e desenvolvimento estão ligados a sua disposição geográfica como local de referência no trânsito da BR-156 que, ainda hoje, continua com a oferta de serviços, incluindo alimentação, combustível e venda de produtos diversos. Aliado a esse contexto, destaca-se o desenvolvimento da pecuária em suas áreas inundáveis ainda como uma de suas principais bases produtivas.

O Município de Tartarugalzinho foi criado pela Lei no 7.639, em 17 de dezembro de 1987, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 230 km da Cidade de Macapá. Com apenas um distrito: Tartarugalzinho. Limita-se com os municípios: Amapá, Cutias, Mazagão, Pracuuba e Ferreira Gomes.

Quem nasce em Tartarugalzinho é tartaruguense (gentílico).

Economia: Sua economia no Setor Primário é a criação de gado bovino, bubalino (em maior proporção) e suíno, e culturas de subsistência como a mandioca, a laranja, etc., e a pesca artesanal. Com implantação da CHAMPION, tem o extrativismo vegetal (mudas de Eucalipto), cujo objetivo visa a plantação de eucalipto para abastecer indústria de papel e celulose, em Munguba - Pará.

No Setor Secundário algumas serrarias, padarias e a extração de ouro,

No Terciário, algumas mercearias, bares e boates.

Atração Turística: Sua principal atração turística: é a própria região que serve para os paradisíacos passeios ecológicos.

Eventos Culturais: a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade, realizada em meados de outubro, São Raimundo, em agosto, bem como o festival da banana. Festas juninas, com a escolha de Miss Caipiras, etc.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Criação de gado bovino, bubalino e de suínos. E no setor primário as culturas de subsistência como mandioca, laranja e a pesca artesanal na região do Lago Novo.

Com a implantação da Champion na região, empresa voltada para o plantio de eucalipto para abastecer a indústria de papel e celulose, houve progresso significativo no setor industrial no município.

Contudo, o município depende basicamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Atualmente, Tartarugalzinho busca ampliar sua base produtiva, voltando-se para o ecoturismo.

Abriga uma reserva natural de reprodução de quelônios, além de áreas propícias para passeios ecológicos e pesca esportiva. Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA – o banho nos lagos próximos ao município é imprópria devido à alta quantidade de mercúrio nas águas.

Dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Norte, Estado do Amapá, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas de Tartarugalzinho obtiveram os seguintes IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005.

A população recenseada em 2010 é de 12.435 habitantes, sendo que quase metade da população é rural (IBGE, 2010). A área total do município é de 6.711,95 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1,85 hab/km². Esses dados demonstram que em dez anos houve um crescimento populacional de 74,62% em Tartarugalzinho, o que pode estar ligado às instalações de indústrias multinacionais na área de celulose.

Seus limites são Pracuuba a noroeste e norte, Amapá a nordeste, Cutias a sudeste e Ferreira Gomes a sudoeste.
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 30 dia(s)

As comunidades de Bom Jesus e Nova Vida inauguraram 100% da sua pavimentação em blocos.

Hoje as comunidades de Bom Jesus e Nova Vida inauguraram 100% da sua pavimentação em blo [...]

#Obra Há 31 dia(s)

Veja como ficou a pavimentação em blocos das comunidades do Nova Vida é Bom Jesus.

Obras com emendas do senador Lucas Barreto.

#Saúde Há 69 dia(s)

COMUNICADO DE DEVOLUÇÃO DE VALORES

COMUNICADO PROCESSO SELETIVO ACE E ACS

#Educação Há 74 dia(s)

Formação continuada destinada para professores que atuam em áreas ribeirinhas e de assentamentos.

O curso foi ministrado por formadores mestres e doutores da Unifap e Ifap, e atendeu pro [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito