Educação


SEMED 2018

  • FORMAÇÃO JOVEM EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS - CONTINUAÇÃO.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/noticia/2809/formacao-para-os-professores-do-sistema-municipal-de-ensino-no-programa-jepp

  • AÇÃO SEMED/SUPER FÁCIL PARA EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADES DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/galeria/2809/acao-semed-super-facil-para-emissao-de-carteiras-de-identidades-dos-alunos-das-escolas-municipais

  • LANÇAMENTO DO PROJETO SAÚDE BUCAL.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/noticia/1708/projeto-de-acao-de-saude-bucal-realizado-na-escola-jucicleide

  • LANÇAMENTO DO PROJETO CRIANÇA NUTRIDA, CRIANÇA FELIZ.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/galeria/0508/projeto-crianca-bem-nutrida-crianca-feliz

  • AÇÃO NA LOCALIDADE DE LAGO NOVO, MAIS UMA ETAPA DO PROJETO CRIANÇA NUTRIDA, CRIANÇA FELIZ.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/noticia/0508/acao-na-localidade-de-lago-novo

  • AÇÃO NA LOCALIDADE DE LAGO NOVO, MAIS UMA ETAPA DO PROJETO CRIANÇA NUTRIDA, CRIANÇA FELIZ.

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/galeria/2311/acao-do-projeto-crianca-nutrida-crianca-feliz-e-dias-das-maes-no-andiroba-do-lago

  • PROJETO FETRAN EM TARTARUGALZINHO

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/noticia/1507/projeto-fetran-em-tartarugalzinho

  • II SEMINÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DE REDES DO COLABORA AMAPÁ

http://www.tartarugalzinho.ap.gov.br/galeria/0706/ii-seminario-de-organizacao-de-redes-do-colabora-amapa

  • SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SOBRE O CONGRESSO BETT EDUCAR EM TARTARUGALZINHO.
 
  • CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ
 
  • ASSINATURA DO TERMO DO REGIME DE COLOBORAÇÃO ENTRE O ESTADO DO AMAPÁ E O MUNICÍPIO DE TARTARUGALZINHO.
 
  • ASSINATURA DO PROGRAMA MERENDA EM FOCO, PARCERIA EM O MUNICÍPIO DE TARTARUGALZINHO E O SEBRAE.
 
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

O Sistema Municipal de Ensino criado através da Lei nº 226/2004 atende atualmente uma clientela com aproximadamente 2350 alunos regularmente matriculados nos níveis Infantil, Fundamental I  e Modalidade da Educação de Jovens e Adultos localizados na Zona Urbana e Rural do Município de Tartarugalzinho. Formado por 26 escolas inscritas no Ministério da Educação e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação que atualmente tem como Secretária Municipal de Educação a professora FRANCINUBIA DE LIMA SANTOS. 

NOSSA MISSÃO

Trabalhar por uma educação de qualidade, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de frequentar à escola na idade certa e contribuir para o desenvolvimento e profissionalização do nosso município.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E SUA ESTRUTURA

A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela coordenação e aplicação na educação no município, está localizada na Avenida Mãe Verônica nº 382, Bairro Centro. Formada pelos departamentos de Gestão e Departamento Municipal de Ensino, tem como papel principal atender e dar suporte para o Sistema Municipal de Educação.

ENSINO INFANTIL 

As crianças, desde o seu nascimento, são já são pessoas potentes e capazes, com modos próprios de ver e compreender o mundo. À medida que vão convivendo com os adultos, entram em contato com a cultura do seu e de outros grupos sociais. Por meio desse relacionamento, Unidade Educacional e na comunidade, constroem e reconstroem suas maneiras de conhecer o mundo. 

Nesse processo, as educadoras e os educadores das Unidades Educacionais de Educação Infantil têm uma importante função: garantir as condições para que as crianças vivenciem cotidianamente ricas experiências, com diferentes materiais e em relações democráticas, participativas e respeitosas, que valorizem sempre suas experiências e suas falas.
Entre outros aspectos, a relação com a família e com a Unidade Educacional é um importante elemento na construção da identidade da criança, porque tudo começa na primeira infância: a maneira de ser e de sentir; seus medos, suas coragens; a timidez, a ousadia.
Por isso, a educação infantil é tão importante. E a Secretaria de Educação do Município de Tartarugalzinho trata com um olhar todo especial.
Na Educação Infantil, o cuidar e o educar levam em consideração todas as etapas do desenvolvimento individual e sociocultural das crianças, acompanhando-as atentamente desde o nascimento.
 
ENSINO FUNDAMENTAL
 
ensino fundamental é o nome dado a uma das etapas da educação básica, no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as pessoas com idade entre 6 e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica a responsabilidade conjunta: da família ou responsáveis, pela matrícula das crianças; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade. Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996, sua origem remonta ao ensino de primeiro grau, que promoveu a fusão dos antigos curso primário (com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário. A duração obrigatória do ensino fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, transformado na Lei Ordinária 11274/2006, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório (a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior (11.114/05) ainda deu prazo até 2010 para estadosmunicípios se adaptarem. No Brasil não existe um currículo padronizado para o ensino fundamental, mas a LDB de 1996 define que é obrigatório, no ensino fundamental, o ensino de língua portuguesa, matemática, conhecimentos do mundo físico e natural, bem como da realidade social e política (especialmente a brasileira), artes, educação física e música (que pode ser trabalhada dentro das artes).
A Secretaria Municipal de Educação de Tartarugalzinho atende somente o Ensino Fundamental I que são alunos a partir do 1º Ano ao 5º Ano.
 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

educação de adultos é o tipo de educação orientada para adultos, institucionalmente, àqueles que completaram ou abandonaram a educação formal. Contudo a educação de adultos encontra-se em espaços informais e não formais. A educação de adultos é uma prática em que adultos se envolvem em atividades sistemáticas e sustentadas de auto-educação a fim de obter novas formas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Pode significar qualquer forma de aprendizagem de adultos que envolve além da escolarização tradicional, a alfabetização básica para a realização pessoal. Em particular, a educação de adultos reflete uma filosofia específica sobre aprendizagem e ensino com base no pressuposto de que os adultos podem e querem aprender, que são capazes e dispostos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem e que a própria aprendizagem deve responder às suas necessidades. Como forma de pensar uma modalidade de ensino especifica para esse público adulto foi criada no Brasil a polítca de Educação conhecida como EJA Educação de jovens e adultos (Brasil). Essa política é construída com recursos financeiros próprios para modalidade, além das especificidades das relações de ensino-aprendizagem, criação de material didático e formação específica e continuada de professores. Contudo, essa política, assim como outras, é marcada por avanços e retrocessos passando na atualidade por uma desvalorização.

 
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO                              
FRANCINUBIA DE LIMA SANTOS                                               
DEPARTAMENTO DE GESTÃO 
DIRETORA: ALBENICE CASTELO SANTOS 
DEPARTAMENTO DE ENSINO                                                 
DIRETOR: WALMIR OLIVEIRA DOS SANTOS                               
Telefone para contato: 96 988047275
DEPARTAMENTO FINANCEIRO 
DIRETOR: LOURIVAL DE LIMA JÚNIOR 
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
NUTRICIONISTA/TÉCNICA: CHRISLIAN MONIQUE FERREIRA NUNES
 
 PROGRAMAS
 
* EDUCACENSO/PROJETO PRESENÇA
COORDENAÇÃO: MARIA LÚCIA BACELAR DO CARMO
 
* CÂMARA TÉCNICA/COLABORA AMAPÁ/PNATE/PNAE/CAE
COORDENAÇÃO: LOURIVAL DE LIMA JÚNIOR E ALBENICE SANTOS CASTELO
 
 * PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO AMAPÁ - PAAP
COORDENADORA: MARIA SUELI DE LIMA SANTOS
 
* MAIS ALFABETIZAÇÃO
 
ESCOLAS PARTICIPANTES: ESC MUL ANALICE MACIEL DE JESUS, ESC MUL RAQUEL DA PAZ OLIVEIRA, ESC MUL RAIMUNDA LOBATO DOS SANTOS, ESC MUL ANDIROBA DO LAGO NOVO, ESC MUL TIO ZECA, PRÉ ESC BOM JESUS E PRÉ ESC ITAUBAL.
COORDENAÇÃO: ELTON COSTA E WALMIR OLIVEIRA DOS SANTOS.
 
* EDUCAÇÃO CONECTADA
ESCOLAS CONTEMPLADAS: ESC MUL ANALICE MACIEL DE JESUS, ESC MUL RAQUEL DA PAZ OLIVEIRA, ESC MUL RAIMUNDA LOBATO DOS SANTOS, ESC MUL JUCICLEIDE DOS SANTOS FERREIRA E ESC MUL JARDIM ENCANTADO.
COORDENAÇÃO: WALMIR OLIVEIRA DOS SANTOS
 
Secretaria Municipal de Educação
Avenida Mãe Verônica nº 382, Centro - Tartarugalzinho-AP
 
 


NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

TARTARUGALZINHO - Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho
R. São Luís nº 809 CEP: 68990-000 - (96) 3422-1140 - dmi@tartarugalzinho.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá